Em colaboração com
Implementado por
Libélula

COP27: Uma das maiores coberturas da imprensa dos últimos anos

No mês de novembro, o Radar Climático analisou mais de 4.500 notícias sobre mudanças climáticas, o que representa uma das maiores coberturas dos últimos anos. Isso ratifica a importância da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP), que em sua 27ª edição (COP27) esteve amplamente presente na agenda midiática.

Entre os resultados mais importantes para a América Latina e o Caribe está a criação do Fundo de Perdas e Danos, que permitirá aos países em desenvolvimento, incluindo vários da região, acessar recursos para cobrir as consequências climáticas. La Nación explicou que a criação do Fundo foi adotada por consenso e estabelece “a necessidade imediata” de fornecer recursos financeiros novos, adicionais, previsíveis e adequados para ajudar os países que estão em uma posição vulnerável em relação aos impactos econômicos e não econômicos da crise climática.

A participação do presidente eleito no Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que tomará posse oficialmente em janeiro de 2023, também chamou a atenção da mídia na região. La Razón informou que o brasileiro propôs organizar a COP de 2025 na Amazônia brasileira e anunciou a criação do ministério dos povos originários.

154,153 notícias

analisadas em Novembro 2022

2.9% relacionadas

às mudanças climáticas (1.3% fazem menção ao tema e 1.6% O priorizam)

O ranking representa a quantidade total de notícias sobre mudanças climáticas publicadas em cada meio de comunicação no mês de novembro

526 notícias

324 notícias

313 notícias

298 notícias

Radar Climático em 1 minuto

Confira quais foram as principais notícias relacionadas às mudanças climáticas no mês de novembro. Assista ao vídeo aqui.

Ano de 2022 baterá o recorde de emissões de CO2

Excelsior informou sobre o estudo da organização Global Carbon Project, divulgado durante a COP27, que indica que este ano baterá o recorde de emissões totais de gases de efeito estufa (GEE), alcançando 40,6 bilhões de toneladas, pouco abaixo do recorde de 2019. Conforme as projeções, as emissões deveriam ser reduzidas em 45% até 2030 para cumprir o principal objetivo do Acordo de Paris de 2015: limitar o aumento da temperatura a 1,5°C em relação à era pré-industrial.

Indígenas pedem proteção de 80% da Amazônia até 2025

RPP informou que, de acordo com o relatório “Amazônia contra o relógio: um diagnóstico regional sobre onde e como proteger 80% até 2025”, a maior floresta tropical já está no patamar do ponto de não retorno. Isso ocorre devido às altas taxas de desmatamento e degradação, que afetam 26% da região amazônica. O estudo destaca a importância dos povos indígenas no combate à crise climática e de biodiversidade e na proteção da Amazônia. Também alerta que a destruição desse ecossistema emitirá uma quantidade suficiente de CO2 para desequilibrar o clima e minar os esforços internacionais para conter o aquecimento global.

Colômbia anuncia seu plano de “Transição Energética Justa” na COP27

No contexto da COP27, a ministra de Minas e Energia da Colômbia, Irene Vélez, apresentou a estratégia do governo colombiano para uma “Transição Energética Justa”, que buscará reduzir a dependência de hidrocarbonetos e incluir as comunidades, publicou El Deber. Uma das etapas do processo contempla a qualificação da mão de obra dos trabalhadores ligados ao setor de mineração e energia, a transição produtiva e a melhoria da qualidade de vida nos territórios com enfoque étnico e de gênero por meio do fomento da equidade energética. O anúncio significa um passo importante para a descarbonização da região, porém é necessário esperar por resultados concretos.

Joe Biden e Xi Jinping enfatizam colaboração conjunta

El Mostrador informou que o encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente da China, Xi Jinping, aconteceu quando as relações entre os dois países estavam no ponto mais baixo em décadas, marcadas por divergências sobre uma série de questões que vão desde a geopolítica, com o assunto sobre Taiwan, até temas comerciais. As mudanças climáticas e a insegurança alimentar foram alguns dos temas abordados. Infobae indicou que durante o G20 Xi Jinping assegurou que é necessária uma transição para o desenvolvimento verde e de baixo carbono.

ONU pede ao G20 que acelere ação climática

A reunião do G20 também teve cobertura dos meios de comunicação da América Latina. BiobioChile explicou que o secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu aos líderes reunidos em Bali para acelerar a ação climática. “Estamos perigosamente perto de pontos de inflexão que tornarão o caos climático irreversível”, alertou aos atuais governantes.

Opções para uma região rica em minerais e sedenta de água

O Programa Regional de Segurança Energética e Mudanças Climáticas na América Latina (EKLA), da Fundação Konrad Adenauer (KAS), organizou este encontro com Fernando Anaya, autor do Policy Brief  “Opções para uma região rica em minerais e sedenta de água”, no qual se discute o binômio água-mineração necessário à vida e ao desenvolvimento dos países latino-americanos.

Acesse a gravação do evento aqui.

Transição energética

Neste novo episódio conversamos sobre a Transição Energética e sua importância para combater a emergência climática. Apresentamos uma entrevista exclusiva com Pablo Necoechea, especialista em energia, meio ambiente e mudanças climáticas, que aprofunda o tema e sublinha o papel das energias renováveis e da transição energética para a América Latina.

Confira o vídeo aqui.

Receba mensalmente os informes de Radar Climático
no seu e-mail