No mês de setembro, o Radar Climático analisou mais de 2.500 notícias sobre as mudanças climáticas. O desenvolvimento da 77ª Assembleia Geral da ONU, que reuniu diversos líderes do mundo, foi pauta na imprensa latino-americana. Infobae relatou que António Guterres, secretário-geral da ONU, assegurou que o mundo está atravessando graves problemas, fazendo referência particularmente à situação da Ucrânia após a invasão russa. Guterres exigiu a cooperação dos mandatários e a aplicação de medidas urgentes para enfrentar os efeitos das guerras, da crise alimentar e das mudanças climáticas.
Gestión repercutiu a fala de Guterres: “Nosso mundo é viciado em combustíveis fósseis. É hora de uma intervenção”, destacando a necessidade de realizar uma transição justa. Para o secretário-geral da ONU, a crise climática é o assunto que definirá nossa era e deve “ser a prioridade número 1 de todos os governos e organizações multilaterais”. Ele ainda denunciou que as emissões de gases de efeito estufa continuam aumentando e advertiu que o mundo caminha para um “desastre climático”, com efeitos que já são visíveis, como as fortes secas deste ano ou as devastadoras inundações que afetaram recentemente o Paquistão.
analisadas em Setembro 2022
às mudanças climáticas (1.0% fazem menção ao tema e 0.6% O priorizam)
O ranking mostra a soma de notícias publicadas nos veículos de cada país no mês de setembro. Analisam-se aproximadamente quatro meios de comunicação por país.
La Nación explicou que os países africanos concordaram em dar um impulso comum para limitar o aquecimento global a 1,5ºC, meta que os cientistas alertam que se torna cada vez mais difícil de alcançar antes da COP-27. As nações africanas são as menos responsáveis pelas emissões derivadas da queima de combustíveis fósseis, que intensificam as mudanças climáticas, somando menos de 4% do total global de CO2 liberado na atmosfera.
La Estrella publicou que a “ação climática baseada na ciência” é um dos pontos-chave da posição conjunta a ser apresentada por ministros e altos funcionários da área da agricultura de 32 países da América do Norte, América do Sul, América Central e Caribe no contexto da COP-27, que acontecerá em novembro no Egito. A iniciativa conjunta busca visibilizar a importância do setor agrícola no combate às mudanças climáticas e na garantia da segurança alimentar.
El Mundo explicou que, de acordo com o relatório “Energias renováveis e emprego: revisão anual de 2022”, em 2021, o setor de energia renovável gerou 12,7 milhões de empregos, um aumento de 700 mil novos empregos, apesar dos efeitos persistentes da pandemia de covid-19 e da crescente crise energética. O documento esclarece ainda que, em razão da crescente preocupação com as mudanças climáticas, da recuperação da pandemia e das alterações nas cadeias de abastecimento, aumenta o interesse dos países nessa área.
Diferentes meios de comunicação relataram a morte da rainha Elizabeth II e a nomeação de Charles III como rei da Inglaterra. La Nación indicou que Charles III é um ambientalista com longa história de na proteção da natureza e da agricultura orgânica, e luta contra as mudanças climáticas. Durante a COP-26, realizada no ano passado na Escócia, ele pediu que líderes mundiais redobrassem seus esforços para combater o aquecimento global.
El Espectador informou que a China tem o mês de agosto mais quente desde o início dos registros, segundo a imprensa estatal, após uma intensa onda de calor no verão. A temperatura média do mês passado foi de 22,4°C, 1,2°C acima do normal. Os cientistas dizem que eventos climáticos extremos, como ondas de calor, secas e inundações, estão se tornando mais frequentes e intensos devido às mudanças climáticas.
Reviva o festival
O Festival de Economia Circular na América Latina, organizado pelo Programa Regional de Segurança Energética e Mudanças Climáticas na América Latina (EKLA), da Fundação Konrad Adenauer (KAS) com a Circular Economy Coalition, ocorreu nos dias 27, 28 e 29 de setembro, de forma híbrida (formato presencial e online), na cidade de Lima, Peru.
Acesse os vídeos das apresentações aqui.
Feira Circular Virtual
No âmbito do Vaivén 2022: Festival de Economia Circular (3ª edição) está disponível uma feira virtual, onde é possível acessar vídeos, infográficos e mais recursos sobre a economia circular.
Conheça a feira virtual aqui.