De 6 a 18 de novembro ocorreu a COP27 no Egito, deixando como resultado o “Plano de Implementação de Sharm el-Sheikh”, que tem como destaque a criação de um Fundo de Perdas e Danos destinado a países especialmente vulneráveis, noticiou El País. O documento final também faz um chamado para que as transições energéticas dos países sejam justas, com a participação de todos os setores da sociedade, divulgou Diálogo Chino.
Para conhecer mais detalhes, ouça o Podcast de Radar Climático, com informação sobre outros resultados da COP27, como foi a cobertura da imprensa e a participação dos povos originários, entre outros temas. Confira aqui.
Em colaboração com a ConexiónCOP, Climate Tracker analisou a cobertura jornalística durante as duas semanas da COP27. Nesta conversa com Pilar Celi, da ConexiónCOP, e Francisco Parra, de Climate Tracker, poderá saber mais como 50 meios de comunicação da América Latina e Caribe cobriram este evento. Ouça aqui.
Baixe aqui o documento final da COP27, publicado em 20 de novembro de 2022. O documento, em inglês, propõe a criação do Fundo de Perdas e Danos para apoiar os países vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas.
Baixe aqui o livro de Sergio Margulis que trata dos aspectos mais importantes da crise climática, baseado nas evidências científicas e com linguagem acessível. O livro está disponível em vários idiomas.