Em colaboração com
Implementado por
Libélula

Chuvas no Brasil e incêndios na Argentina estão associados às mudanças climáticas

No mês de fevereiro, o Radar Climático analisou mais de 1.400 notícias sobre mudanças climáticas. A imprensa cobriu as chuvas torrenciais na Região Serrana do Rio de Janeiro (Brasil) que provocaram deslizamentos e inundações. Mais de 230 pessoas morreram na tragédia. O jornal boliviano El Deber explicou que as fortes chuvas vêm afetando vários estados brasileiros há meses e, segundo especialistas, o cenário deve piorar em razão das mudanças climáticas.

Outro fato que também marcou a agenda jornalística neste mês na América Latina foram os incêndios em Corrientes (Argentina), que, de acordo com o Infobae, avançaram 30 mil hectares por dia. Os incêndios evidenciam a presença da crise climática, que junto à crise hídrica, ao fenômeno La Niña e às altas temperaturas criaram  as condições para que o fogo rapidamente se propagasse.

Na última semana de fevereiro foi divulgado o novo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), que apresentou um “atlas do sofrimento humano” como consequência da emergência climática. O jornal peruano El Comercio publicou que, conforme o documento, metade da população já é “muito vulnerável” aos impactos cruéis e crescentes das mudanças climáticas, e a inação dos governantes ameaça reduzir as poucas possibilidades de um “futuro habitável” no planeta. Além disso, não há mais dúvidas: os efeitos do aumento da temperatura não se limitam ao futuro.

165,331 notícias

analisadas em Fevereiro 2022

0.8% relacionadas

às mudanças climáticas (0.5% fazem menção ao tema e 0.3% O priorizam)

O ranking dos meios representa a quantidade total de notícias sobre mudanças climáticas publicadas em cada meio de comunicação no mês de fevereiro.

122 notícias

113 notícias

46 notícias

39 notícias

Radar Climático em 1 minuto

Conheça as principais notícias relacionadas às mudanças climáticas que foram destaque no mês de fevereiro. Assista ao vídeo.

 

Menos de 10% do plástico do mundo é reciclado

De acordo com um relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), das 460 milhões de toneladas de plástico produzidas em 2019 no mundo, 353 milhões se tornaram resíduos. A produção de plástico foi responsável por 3,4% das emissões de gases de efeito estufa no mesmo ano. Apenas 9% dos resíduos foram reciclados, 19% incinerados e cerca de 50% acabaram em aterros controlados. Os 22% restantes foram abandonados ou queimados, divulgou Gestión.

Zonas úmidas são essenciais para conservar a biodiversidade e combater as mudanças climáticas

O Dia Mundial das Zonas Úmidas foi comemorado no dia 2 de fevereiro e o jornal colombiano El Tiempo explicou como tais ecossistemas são essenciais para o crescimento econômico, a mitigação e a adaptação às mudanças do clima. Além disso, seu cuidado está relacionado à conservação da biodiversidade. No entanto, as zonas úmidas estão ameaçadas pela poluição, mudanças climáticas, barragens, agricultura, dentre outros fatores.

Chile: indústria projeta que 2022 será um grande ano graças ao hidrogênio verde

El Mostrador informou que o Chile está avançando na transformação energética. Nesse contexto, o país visa ter uma matriz energética 40% mais limpa até 2030, além de ter maior rastreabilidade quanto à energia comercializada e sua origem. O governo chileno está impulsionando o desenvolvimento do hidrogênio verde, inclusive por meio de órgãos estatais, para aproveitar a oportunidade proporcionada pelo combustível do futuro.

México deve modificar setor energético

John Kerry, enviado especial dos Estados Unidos para o Clima, teve um encontro coberto pela imprensa com o presidente do México, Andrés López Obrador.  O jornal mexicano Milenio divulgou que durante o encontro foi discutida a criação de um grupo de alto nível sobre energias renováveis e mudanças climáticas. O destaque do grupo será o fortalecimento das cadeias de fornecimento de energia solar e eólica.

Tempestade Eunice atinge a Europa

A tempestade Eunice, que se formou na Irlanda, passou pelo Reino Unido e outros países europeus, deixando vários mortos e importantes danos materiais. El País indicou que, embora seja conhecido que as mudanças climáticas aumentem e intensifiquem fenômenos extremos, não está clara a relação no caso de ventos e tempestades (excluindo ciclones), cujo número varia bastante de ano para ano.

A economia circular na América Latina e no Caribe: uma visão compartilhada

A Coalizão de Economia Circular, em conjunto com a EKLA KAS, apresenta este relatório que oferece uma visão compartilhada da economia circular na América Latina e no Caribe. O documento é um guia para que a região se posicione como protagonista e se torne líder na transição global para uma economia de baixo carbono alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Conheça o relatório aqui e assista à sua apresentação.

 

nexos+1: Foro LATAM 2022

Participe do evento nexos+1, o fórum mais importante para a ação climática empresarial. Por meio de plenárias, painéis, workshops e entrevistas, você poderá conhecer as oportunidades que a economia descarbonizada apresenta para as empresas. Saiba mais aqui.

Receba mensalmente os informes de Radar Climático
no seu e-mail