Em colaboração com
Implementado por
Libélula

Mudanças climáticas provocam ondas de calor na Europa

Em julho, o Radar Climático analisou mais de 2.400 notícias sobre mudanças climáticas. As ondas de calor na Europa foram noticiadas pela imprensa da América Latina. Clarín explicou que Espanha, Portugal, França, entre outros países, enfrentaram a segunda onda de calor em um mês, com um grande impacto nos solos e glaciares alpinos. Segundo os cientistas, o aumento desses fenômenos está diretamente ligado ao aquecimento global, uma vez que as emissões de gases de efeito estufa aumentam sua intensidade, duração e frequência. El Espectador indicou que as ondas de calor causaram incêndios devastadores e queimaram entre 12 e 15 mil hectares de florestas na Europa.

Outro fato que foi noticiado pelos meios de comunicação esteve relacionado ao desprendimento de uma parte da geleira Marmolada, nos Alpes italianos, que deixou vários mortos e feridos. La Nación informou que na véspera da tragédia foram registrados 10°C no local, algo fora do comum em um mês como julho. Além disso, de acordo com um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o derretimento do gelo e da neve é uma das ameaças causadas pelas mudanças climáticas, que afetará os ecossistemas.

142,247 notícias

analisadas em Julho 2022

1.8% relacionadas

às mudanças climáticas (1.1% fazem menção ao tema e 0.7% O priorizam)

O ranking mostra a soma de notícias publicadas nos veículos de cada país no mês de julho. Analisam-se aproximadamente quatro meios de comunicação por país.

269 notícias

195 notícias

191 notícias

151 notícias

Radar Climático em 1 minuto

Veja quais foram as principais notícias relacionadas às mudanças climáticas no mês de julho. Assista ao vídeo aqui.

 

 

Ondas de calor serão sentidas pelo menos até 2060

Diversos veículos de comunicação explicaram que, de acordo com a Organização Meteorológica das Nações Unidas (OMM), ondas de calor como as que atualmente atravessam a Europa e outras tendências negativas relacionadas ao clima serão comuns, pelo menos, até 2060. Montevideo Portal divulgou que Petteri Taalas, secretário-geral da OMM, afirmou que as ondas de calor estão se tornando mais comuns devido às mudanças climáticas. “Nós ‘dopamos’ a atmosfera ‘ao injetar’ mais gases de efeito estufa, especialmente dióxido de carbono», destacou o especialista.

Borboleta-monarca migratória entra na lista de espécies ameaçadas de extinção

RPP informou que a borboleta-monarca da América do Norte entrou na lista de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza devido a décadas de declínio populacional, consequência das mudanças climáticas. Segundo o estudo, as borboletas-monarcas orientais, que compõem a maioria da população norte-americana, diminuíram seu número em 84% entre 1996 e 2014.

Chile produz ônibus elétricos para reduzir dependência de combustíveis fósseis

Gestión noticiou que a empresa Reborn Electric Motor buscará produzir cerca de 200 unidades de ônibus elétricos por ano, o que, segundo seus cálculos, evitaria a emissão de 65 mil toneladas de CO2 por ano. “Nosso objetivo é que a tecnologia de ponta possa ser gerada a partir do Chile e ser usada em todo o mundo, de modo a contribuir com um grão de areia para acelerar a migração para a mobilidade sustentável”, disse Felipe Ceballos, gerente geral da empresa.

Biden promete investimento de 2,3 bilhões de dólares para combater crise climática

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, destacou que a crise climática é um perigo claro e imediato para os Estados Unidos e o mundo, divulgou o Infobae. O governo irá investir 2, 3 bilhões de dólares para combater o calor extremo e outros efeitos nocivos derivados das mudanças climáticas.

Canadá analisa adiamento de seu plano de redução de emissões

O Canadá, quarto maior produtor de petróleo do mundo, está considerando adiar as metas de redução de gases de efeito estufa (GEE), disse o ministro de Meio Ambiente, Steven Guilbeault. Debate explicou que o governo de Justin Trudeau se comprometeu a reduzir suas emissões de GEE de 40% a 45% até 2030, em comparação com o nível de 2005. No entanto, o ministro indicou que certas medidas podem exigir ainda mais tempo.

Vaivén 2022: Festival de Economía Circular (3ª edição)

Neste evento, organizado pela Fundação Konrad Adenauer em conjunto com a Coalizão de Economia Circular, serão trocadas experiências e discutidas tendências sobre questões-chave por setor. Também serão conhecidos os desafios enfrentados pelas iniciativas relacionadas à economia circular na América Latina. Acesse mais informações aqui.

Data: 27, 28 e 29 de setembro
Local: Lima, Peru
Formato: híbrido (presencial e virtual)

As inscrições podem ser feitas aqui.

Saúde pública e mudanças climáticas: mitigação e adaptação nas cidades

Esta discussão, organizada pela Fundação Konrad Adenauer, busca analisar, sob o enfoque da saúde planetária, a relação entre meio ambiente e saúde pública na América Latina. O objetivo é promover discussões e ações que contribuam para alcançar uma região mais sustentável.

Data: 25 de agosto
Horário: 10h (GMT-5)

Inscreva-se aqui.

Receba mensalmente os informes de Radar Climático
no seu e-mail