Em maio, o Radar Climático analisou mais de 1.350 notícias relacionadas às mudanças climáticas.
Alguns meios de comunicação da América Latina e Caribe analisaram os primeiros 100 dias do governo Joe Biden, nos Estados Unidos. El Mostrador (Chile) explicou que nos próximos anos o presidente americano enfrentará diversos desafios, inclusive a crise ecológica gerada pelas mudanças climáticas, e destinará bilhões de dólares para programas sociais, ações de mitigação, infraestrutura e acesso à água potável. Já Gestión (Peru) ressaltou que um dos pontos-chave do governo dos Estados Unidos é o retorno ao Acordo de Paris e o desenvolvimento de energias limpas.
Outra notícia que repercutiu foi a turnê pela Europa feita pelo presidente argentino Alberto Fernández.
La Tribuna (Honduras) informou que durante o encontro com António Costa, primeiro-ministro de Portugal, discutiu-se sobre o avanço no combate às mudanças climáticas entre o bloco dos 27 países europeus e o Mercosul. Infobae (Argentina) publicou que Fernández se reuniu em Roma com John Kerry, enviado especial dos Estados Unidos para o meio ambiente, com quem conversou sobre a possibilidade de organizar um encontro sobre mudanças climáticas na América Latina.
analisadas em Maio 2021
às mudanças climáticas (0.6% fazem menção ao tema e 0.3% O priorizam)
O ranking dos meios de comunicação representa a quantidade total de notícias sobre mudanças climáticas publicadas em cada veículo no mês de maio.
Nicole Stopfer, diretora do Programa Regional Segurança Energética e Mudança Climática na América Latina (EKLA) da Fundação Konrad Adenauer (KAS), com a narração de María Fernanda Pineda, coordenadora de projeto de EKLA KAS, analisam o efeito que têm na América Latina e Caribe as políticas climáticas que os Estados Unidos estão implementando. Stopfer argumenta que Argentina, Chile e Costa Rica demonstraram disposição em trabalhar com os EUA para atingir as metas do Acordo de Paris. Veja a análise aqui.
O jornal El Mundo explicou que, segundo avaliação global da Climate and Clean Air Coalition (CCAC), é possível reduzir 45% das emissões de metano, o que contribuiria para o cumprimento do Acordo de Paris. Além disso, seriam evitadas 260 mil mortes prematuras e a perda de 25 milhões de toneladas de produção agrícola por ano.
No dia 20 de maio foi comemorado o Dia Mundial das Abelhas, reportado pela imprensa. La República informou que as mudanças climáticas são uma das principais ameaças às abelhas, além do uso de agrotóxicos e da mudança no uso do solo. Por meio do processo de polinização, as abelhas permitem a reprodução de muitas plantas, incluindo aquelas usadas na nossa alimentação.
Diversos meios de comunicação noticiaram sobre a implementação de energia solar em hotéis do Panamá. Um projeto-piloto busca reduzir as emissões de carbono, proteger o meio ambiente e cumprir com os tratados internacionais. Segundo El Periódico, o objetivo é instalar um milhão de metros quadrados de energia solar no Panamá até 2050, o que permitirá ao país reduzir 6,4 milhões de toneladas de CO2 e economizar mais de três milhões de dólares anuais em combustíveis fósseis.
A reunião dos membros do G7 teve cobertura de diversos meios de comunicação. La Nación relatou que Canadá, França, Itália, Japão, Estados Unidos, Reino Unido e União Europeia reafirmaram seus compromissos frente às mudanças climáticas. Também sinalizaram como prioridade melhorar a conectividade regional por meio do desenvolvimento de infraestrutura de qualidade e da adoção dos mais altos padrões de transparência e transição verde.
Vários meios de comunicação indicaram que o desenho da nova constituição chilena se destacará por seu caráter ambiental. El Mostrador explicou que a conformação da Convenção Constitucional, que redigirá a Carta Magna e balizará os rumos do país, defende que, diante da ameaça das mudanças climáticas, a água deve se tornar um direito humano. Outros temas de proteção do planeta também devem ser incluídos na constituição.
Como parte de uma série de programas sobre as mudanças climáticas, a Fundação Konrad Adenauer apresenta o Momento EKLA sobre a relação entre saúde e preservação do meio ambiente, uma conexão que foi destacada pela pandemia de covid-19. Saiba mais aqui.