fbpx
Em colaboração com
Implementado por
Libélula

Mudanças climáticas podem ter impulsionado o surgimento do novo coronavírus

Em fevereiro, o Radar Climático analisou mais de 1.230 notícias sobre mudanças climáticas. Entre as informações que foram destaque está um novo estudo publicado pela revista “Science of the Total Environment” que dá conta da relação direta entre as mudanças climáticas e o surgimento do SARS-CoV-2, o vírus que causou a pandemia da COVID-19.

El Periódico (México) explicou que as emissões globais de gases de efeito estufa no último século tornaram o sul da China um “hotspot” para os coronavírus transmitidos por morcegos. BiobioChile (Chile) argumentou que, como consequência das mudanças climáticas, os morcegos se deslocaram para outras áreas e muito provavelmente desenvolveram novas interações com os vírus, fazendo com que esses últimos se espalhassem ou evoluíssem. El Nacional (Venezuela) indicou que o aumento do número de espécies de morcegos em uma determinada região pode aumentar a probabilidade de que um novo coronavírus esteja presente, seja transmitido ou evolua.

Outra notícia que também marcou uma tendência importante foi o retorno oficial dos Estados Unidos ao Acordo de Paris. O Clarín (Argentina) explicou que o presidente Joe Biden prometeu fazer do combate às mudanças climáticas uma prioridade. O compromisso é tornar o setor energético dos EUA livre de poluição até 2035 e avançar para uma economia de emissões zero até 2050, informou Excelsior (México).

127,340 notícias

analisadas em Fevereiro 2021

1% relacionadas

às mudanças climáticas (0.6% fazem menção ao tema e 0.4% O priorizam)

O ranking representa a quantidade total de notícias sobre mudanças climáticas publicadas em cada meio de comunicação

131 notícias

82 notícias

79 notícias

66 notícias

Video: “Radar Climático em 1 minuto”

Confira as principais notícias relacionadas às mudanças climáticas e que foram destaque no mês de fevereiro na América Latina e no Caribe aqui.

 

Video: Análise sobre o retorno dos Estados Unidos ao Acordo de Paris

María Pía Carazo Ortiz, especialista em direitos humanos e desenvolvimento sustentável, e cofundadora da Quantum Leap, explica que países desenvolvidos como os Estados Unidos devem assumir a liderança e tomar medidas ambiciosas para reduzir suas emissões.

Confira sua análise aqui.

Bill Gates: 51 bilhões e zero, os dois números que você deve conhecer sobre mudanças climáticas

Prensa Libre (Guatemala) divulgou, junto com outros meios de comunicação, o novo livro de Bill Gates intitulado “Como evitar um desastre climático”, sublinhando que 51 bilhões é a quantidade de toneladas de gases de efeito estufa que o mundo costuma somar à atmosfera todo ano e zero é o número que precisamos alcançar para evitar uma crise climática. Para Gates, grande parte da solução está na tecnologia.

Áreas úmidas frente às mudanças climáticas

Em fevereiro foi comemorado o Dia Mundial das Áreas Úmidas. El Mostrador (Chile) ressaltou que elas representam 6% da superfície terrestre e que desde o início do século XX perdemos mais da metade delas, razão pela qual sua proteção deve ser uma prioridade. Além disso, as áreas úmidas desempenham um papel-chave na mitigação das mudanças climáticas, já que permitem o sequestro de carbono.

Dinamarca construirá uma ilha artificial para abrigar o primeiro grande centro de energia limpa do mundo

Infobae (Argentina) informou que, como parte de um plano de transição para novas energias limpas, os dinamarqueses construirão uma ilha artificial do tamanho de quase 20 estádios de futebol, situada a aproximadamente 80 quilômetros no oeste da península da Jutlândia. Este centro de energia irá armazenar e distribuir a eletricidade produzida pelas turbinas eólicas, que inicialmente serão 200, mas poderão ser multiplicadas até 600.

Ministros da América Latina e do Caribe lançam a Coalizão da Economia Circular

El Mundo (Costa Rica) informou que os ministros do Meio Ambiente da América Latina e do Caribe lançaram a Coalizão da Economia Circular, uma iniciativa para promover a transição para um sistema econômico sustentável como parte da recuperação pós-COVID-19. A iniciativa aborda desafios globais como as mudanças climáticas e a poluição.

Mudanças climáticas causam ruptura de geleira no Himalaia

Mais de 200 pessoas desapareceram e dezenas morreram depois que parte de uma geleira do Himalaia rompeu-se e causou o transbordamento repentino de um rio no estado de Uttarakhand, no norte da Índia. La Tercera (Chile) explicou que várias geleiras da região são alvo de estudos devido às mudanças climáticas e ao desmatamento, que aumentam os riscos de descolamento de blocos de gelo.

Joe Biden e Xi Jinping falam sobre mudança climática

Em sua primeira conversa telefônica, os presidentes Joe Biden (EUA) e Xi Jinping (China) falaram sobre a segurança sanitária mundial e as mudanças climáticas, temas que abordaram por representarem “desafios comuns” entre as duas nações, explicou Los Tiempos.

Governança multinível na Amazônia

A Fundação Konrad Adenauer e a Escola Superior de Administração Pública (ESAP) da Colômbia publicaram este estudo sobre a Governança Multinível na Amazônia, que, entre as conclusões, destaca como o tempo de não retorno para que ocorra a destruição total da Amazônia está muito próximo.

Baixe a publicação aqui.

Cadeias de Valor Circulares e o Futuro do Comércio Internacional

Como parte da série de conversas Innovaciones ClimátiKAS, desenvolvida pela Fundação Konrad Adenauer, será apresentada a relação entre o comércio internacional, as cadeias de valor e a economia circular com perspectivas da América Latina e Europa.

Data: sexta-feira, dia 26 de março
Horário: 9h (Peru)

Saiba mais aqui.

Receba mensalmente os informes de Radar Climático
no seu e-mail