fbpx
Em colaboração com
Implementado por
Libélula

Estados Unidos buscam tornar mudanças climáticas uma prioridade global

Em maio, o Radar Climático analisou mais de 1.350 notícias relacionadas às mudanças climáticas.

Alguns meios de comunicação da América Latina e Caribe analisaram os primeiros 100 dias do governo Joe Biden, nos Estados Unidos. El Mostrador (Chile) explicou que nos próximos anos o presidente americano enfrentará diversos desafios, inclusive a crise ecológica gerada pelas mudanças climáticas, e destinará bilhões de dólares para programas sociais, ações de mitigação, infraestrutura e acesso à água potável. Já Gestión (Peru) ressaltou que um dos pontos-chave do governo dos Estados Unidos é o retorno ao Acordo de Paris e o desenvolvimento de energias limpas.

Outra notícia que repercutiu foi a turnê pela Europa feita pelo presidente argentino Alberto Fernández.

La Tribuna (Honduras) informou que durante o encontro com António Costa, primeiro-ministro de Portugal, discutiu-se sobre o avanço no combate às mudanças climáticas entre o bloco dos 27 países europeus e o Mercosul. Infobae (Argentina) publicou que Fernández se reuniu em Roma com John Kerry, enviado especial dos Estados Unidos para o meio ambiente, com quem conversou sobre a possibilidade de organizar um encontro sobre mudanças climáticas na América Latina.

157,646 notícias

analisadas em Maio 2021

0.9% relacionadas

às mudanças climáticas (0.6% fazem menção ao tema e 0.3% O priorizam)

O ranking dos meios de comunicação representa a quantidade total de notícias sobre mudanças climáticas publicadas em cada veículo no mês de maio.

150 notícias

77 notícias

77 notícias

70 notícias

Radar Climático em 1 minuto

Conheça as principais notícias relacionadas às mudanças climáticas que foram destaque no mês de maio aqui.

O efeito na América Latina dos primeiros 100 dias do governo Biden

Nicole Stopfer, diretora do Programa Regional Segurança Energética e Mudança Climática na América Latina (EKLA) da Fundação Konrad Adenauer (KAS), com a narração de María Fernanda Pineda, coordenadora de projeto de EKLA KAS, analisam o efeito que têm na América Latina e Caribe as políticas climáticas que os Estados Unidos estão implementando. Stopfer argumenta que Argentina, Chile e Costa Rica demonstraram disposição em trabalhar com os EUA para atingir as metas do Acordo de Paris. Veja a análise aqui.

Reduzir 45% das emissões de metano em 10 anos é crucial

O jornal El Mundo explicou que, segundo avaliação global da Climate and Clean Air Coalition (CCAC), é possível reduzir 45% das emissões de metano, o que contribuiria para o cumprimento do Acordo de Paris. Além disso, seriam evitadas 260 mil mortes prematuras e a perda de 25 milhões de toneladas de produção agrícola por ano.

 

Dia Mundial das Abelhas

No dia 20 de maio foi comemorado o Dia Mundial das Abelhas, reportado pela imprensa. La República informou que as mudanças climáticas são uma das principais ameaças às abelhas, além do uso de agrotóxicos e da mudança no uso do solo. Por meio do processo de polinização, as abelhas permitem a reprodução de muitas plantas, incluindo aquelas usadas na nossa alimentação.

Panamá instala energia solar em hotéis para reduzir as emissões de carbono

Diversos meios de comunicação noticiaram sobre a implementação de energia solar em hotéis do Panamá. Um projeto-piloto busca reduzir as emissões de carbono, proteger o meio ambiente e cumprir com os tratados internacionais. Segundo El Periódico, o objetivo é instalar um milhão de metros quadrados de energia solar no Panamá até 2050, o que permitirá ao país reduzir 6,4 milhões de toneladas de CO2 e economizar mais de três milhões de dólares anuais em combustíveis fósseis.

G7 no caminho da transição verde

A reunião dos membros do G7 teve cobertura de diversos meios de comunicação. La Nación relatou que Canadá, França, Itália, Japão, Estados Unidos, Reino Unido e União Europeia reafirmaram seus compromissos frente às mudanças climáticas. Também sinalizaram como prioridade melhorar a conectividade regional por meio do desenvolvimento de infraestrutura de qualidade e da adoção dos mais altos padrões de transparência e transição verde.

G7

Nova constituição do Chile é marcada por preocupação ambiental

Vários meios de comunicação indicaram que o desenho da nova constituição chilena se destacará por seu caráter ambiental. El Mostrador explicou que a conformação da Convenção Constitucional, que redigirá a Carta Magna e balizará os rumos do país, defende que, diante da ameaça das mudanças climáticas, a água deve se tornar um direito humano. Outros temas de proteção do planeta também devem ser incluídos na constituição.

Momento EKLA

Como parte de uma série de programas sobre as mudanças climáticas, a Fundação Konrad Adenauer apresenta o Momento EKLA sobre a relação entre saúde e preservação do meio ambiente, uma conexão que foi destacada pela pandemia de covid-19. Saiba mais aqui.

Receba mensalmente os informes de Radar Climático
no seu e-mail