Em colaboração com
Implementado por
Libélula

Mudanças climáticas: escassez de água afetaria segurança alimentar de toda a região antes de 2050

Em março, o projeto Radar Climático analisou mais de 1.400 notícias relacionadas às mudanças climáticas. A comemoração do Dia Mundial da Água (no dia 22 de março) foi motivo para que os meios de comunicação informassem sobre a necessidade de proteção deste recurso natural.

La República (Peru) explicou que, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a escassez de água enfrentada por vários países na América Latina que são vulneráveis às mudanças climáticas, afetaria a produção agropecuária das próximas três décadas, o que colocaria em xeque a segurança alimentar de toda a região antes de 2050. O jornal mexicano  Excélsior  indicou que no México a crise hídrica é uma realidade, fazendo parte do conjunto de problemas que incluem as mudanças climáticas, a perda da biodiversidade e a desertificação dos solos.

Outra notícia muito comentada na imprensa foi o encontro virtual entre os presidentes do México e dos Estados Unidos, Andrés López Obrador e Joe Biden, respectivamente, que concordaram em ampliar as vias de cooperação para enfrentar o novo coronavírus, a migração e as mudanças climáticas, de acordo com La Estrella (Panamá). O Debate (México) destacou que López Obrador viajará aos Estados Unidos no mês de abril para participar de uma cúpula sobre mudanças climáticas, que contará com a presença de líderes do mundo todo.

151,848 notícias

analisadas em Março 2021

1% relacionadas

às mudanças climáticas (0.6% fazem menção ao tema e 0.4% O priorizam)

O ranking representa a quantidade total de notícias sobre mudanças climáticas publicadas em cada meio de comunicação no mês de março

103 notícias

84 notícias

73 notícias

71 notícias

Radar Climático em 1 minuto

Conheça as principais notícias relacionadas às mudanças climáticas que foram destaque no mês de março aqui.

931 milhões de toneladas de comida desperdiçada

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), 931 milhões de toneladas de alimentos foram desperdiçados em 2019. Inger Andersen, diretora do PNUMA, afirma que, para levar a sério a luta contra as mudanças climáticas, empresas, governos e cidadãos devem reduzir o desperdício de alimentos, explicou El Tiempo (Colômbia).

Hora do Planeta chama atenção para mudanças climáticas

Cidades do mundo todo desligaram suas luzes no sábado, dia 27 de março, em razão da Hora do Planeta, que este ano destacou a relação entre a destruição da natureza e os crescentes surtos de vírus. A UnoTv (México) explicou que a iniciativa busca mobilizar ações de enfrentamento às mudanças climáticas.

ONU pede eliminação do carvão para reduzir as mudanças climáticas

Milenio (México) informou que a Organização das Nações Unidas (ONU) fez um chamado para que os países eliminem o carvão da sua matriz energética, considerando que é o passo mais importante para reduzir as mudanças climáticas. Espera-se que uma eliminação progressiva faça com que em 2030 seu uso na geração de eletricidade caia 80% em relação aos níveis de 2010.

BID prevê difícil recuperação econômica na América Latina após pandemia

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) previu uma difícil recuperação econômica da América Latina e Caribe devido ao desastre causado pela pandemia, que agravará a pobreza. La Nación (Costa Rica) explicou que os representantes do BID pediram para melhorar a produtividade, impulsionar as cadeias de valor, promover a economia local, sem sacrificar o objetivo de desacelerar a mudança climática, que ameaça particularmente essa região.

 

Antártida começa a corrigir desequilíbrio histórico: cresce o número de mulheres cientistas

No dia 8 de março se comemorou o Dia Internacional da Mulher, com ampla repercussão da imprensa. O Clarín (Argentina) indicou que estão sendo realizados esforços para tornar visível o papel da mulher na ciência e frente às mudanças climáticas. Na base Carlini (Antártida), cerca de 50% do pessoal científico são mulheres. Uma proporção sem precedentes na história das explorações científicas no continente branco.

Economia circular e o futuro do comércio internacional

A Fundação Konrad Adenauer desenvolveu há poucos dias o encontro “Cadeias de valor circulares e o futuro do comércio internacional”. Durante o encontro, foi analisada a nova lei alemã sobre cadeias de valor ou suprimentos e suas implicações para a América Latina e o Caribe. Confira aqui.

 

Escassez de água e desenvolvimento sustentável

Como parte de uma série de programas sobre mudanças climáticas, a Fundação Konrad Adenauer apresenta o Momento EKLA sobre a escassez da água e a necessidade de tomar medidas para atingir  o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 6: Água potável e saneamento antes de 2030.

Saiba mais aqui.

Receba mensalmente os informes de Radar Climático
no seu e-mail