No mês de agosto foi constatado um aumento da cobertura sobre mudanças climáticas em relação aos meses anteriores. O Radar Climático analisou mais de 2 mil notícias relacionadas ao tema. O incremento do assunto na imprensa está associado à difusão do sexto relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), que aponta a responsabilidade direta do ser humano na intensificação do aquecimento global.
El Comercio indicou que, de acordo com o relatório, as chuvas aumentarão na América do Sul; além disso, as tempestades e os ciclones tropicais serão mais intensos na América Central, e é muito provável que as secas se ampliem na região. O estudo detalha que a perda de volume das geleiras e o degelo provavelmente continuem nos Andes, informou El Deber.
La Tribuna publicou que António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, descreveu o relatório como um “código vermelho para a humanidade”, embora tenha indicado que há esperança e que os líderes mundiais podem evitar que a temperatura do planeta aumente 1,5° C.
As inundações que ocorreram na Turquia, que deixaram centenas de mortos e desaparecidos, também foram pauta neste mês. La Razón argumentou que esses desastres são os mais mortais já ocorridos na Turquia nas últimas décadas. Além disso, o país foi um dos poucos que não aderiu ao Acordo de Paris, razão pela qual diferentes personalidades apelaram ao governo para que tomasse medidas radicais para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE).
analisadas em Agosto 2021
às mudanças climáticas (0.7% fazem menção ao tema e 0.6% O priorizam)
O ranking representa a quantidade total de notícias sobre mudanças climáticas publicadas em cada meio de comunicação no mês de agosto
Leopoldo Macera, comunicador especializado em mudanças climáticas e sócio-fundador de Libélula, explica os cinco cenários apresentados no sexto relatório do IPCC. Macera detalha nesta entrevista as consequências que o planeta enfrentará, se a temperatura continuar subindo. Veja sua análise aqui.
Diversos meios de comunicação publicaram que Bill Gates anunciou que seu fundo de investimento climático contribuirá com US$ 1,5 bilhão para projetos do governo dos Estados Unidos. Gestión informou que os recursos serão destinados para o desenvolvimento de tecnologias de redução de emissões, se o plano de infraestrutura promovido pelo governo Joe Biden for aprovado.
La Estrella explicou que através do Índice de Risco Climático das Crianças, lançado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef, foi divulgado que cerca de 1 bilhão de crianças, quase metade das meninas e meninos do planeta, vivem em um dos 33 países considerados de “risco extremamente alto”. Essas crianças enfrentam uma alta vulnerabilidade frente à crise climática.
A imprensa noticiou que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deseja oficialmente promover a compra de carros elétricos. RPP explicou que a iniciativa busca reduzir as emissões de gases de efeito estufa, causadores das mudanças climáticas. O governo Biden tem pressionado as montadoras para assumirem um compromisso voluntário de que, pelo menos, 40% das vendas de veículos novos sejam de elétricos até 2030.
Os incêndios devastadores na Grécia também foram divulgados pela imprensa. Clarín informou que o país mediterrâneo foi atingido por uma onda de calor excepcional, deixando centenas de mortos e afetados. O primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis disse que “a mudança climática está aqui” e indicou que seu país enfrenta uma imensa catástrofe ecológica.
Os meios de comunicação explicaram que no cume da Groenlândia foram registradas chuvas, o que causou alarme, já que se trata de um local onde não existem as condições necessárias para a geração de precipitações. La Nación sustentou que, segundo especialistas, a região do Ártico está esquentando duas vezes mais rápido que o resto do planeta devido às mudanças climáticas.
EKLA KAS desenvolveu esta publicação sobre as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês) na América Latina para difundir o que elas são, como se desenvolvem e a importância de sua implementação para atingir os objetivos do Acordo de Paris. Leia na íntegra aqui.
Este artigo, elaborado por EKLA para a Revista Diálogo Político, explica a importância do sexto relatório do IPCC. Também assinala que a América Latina e o Caribe estão sendo chamados a desempenhar um papel crucial no combate às mudanças climáticas. Os recursos naturais disponíveis na região podem auxiliar nas estratégias globais de mitigação e adaptação. Leia aqui.