fbpx
Em colaboração com
Implementado por
Libélula

Hidrogênio verde: a energia do futuro?

Para enfrentar as mudanças climáticas, é fundamental reduzir os gases de efeito estufa (GEE), limitando o aumento da temperatura do planeta em 1,5ºC, como indica o Acordo de Paris. Logo, é importante que os países apostem em energia limpa.

Nesse contexto, pode-se dizer que o hidrogênio verde é a energia do futuro? Segundo o jornal El País, o hidrogênio verde está sendo visto como uma peça-chave na transição energética. Atualmente 95% das 120 milhões de toneladas de hidrogênio produzidas no mundo são geradas a partir de combustíveis fósseis, produzindo entre 9 e 11 toneladas de CO2 por quilo obtido. Seu uso é destinado, principalmente, para o refinamento do petróleo e a fabricação de alguns fertilizantes. Em contraste, a produção de hidrogênio verde é oriunda de energias 100% renováveis e o produto resultante é completamente limpo, embora mais caro do que o hidrogênio tradicional.

O Banco Mundial explica que o hidrogênio verde pode substituir o uso de combustíveis fósseis no transporte de carga, na geração de eletricidade e no aquecimento. Também pode ser empregado na fabricação de fertilizantes. Além disso, a cooperação estreita entre o setor público, o privado e os organismos multilaterais será essencial para alcançar a escala industrial de hidrogênio verde.

Hidrogênio verde na América Latina em 1 minuto

Assista ao vídeo aqui.

Chile criará primeira usina de hidrogênio verde na América Latina

De acordo com 24horas, na região de Magallanes será instalada a usina de hidrogênio verde chamada Haru Oni, que produzirá anualmente 130 mil litros de combustível neutro em carbono com energia eólica e terá um investimento de 38 milhões de dólares. Além disso, permitirá a criação de 50 mil novos empregos até 2030. O combustível fóssil usado para transporte, aquecimento e indústrias será substituído.

Colômbia desenha plano de 30 anos para economia de hidrogênio

El Tiempo indicou que o Governo da Colômbia está avançando na elaboração de um planejamento para que o país possa incorporar o hidrogênio verde na sua matriz energética. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, entre 2000 e 2018 houve um crescimento de 40% na demanda global de hidrogênio, mas espera-se um aumento exponencial até 2030.

Costa Rica avança no desenvolvimento de transporte baseado em hidrogênio verde

La Alianza por el Hidrógeno é um grupo formado por empresas públicas e privadas, como a Ad Astra Rocket, que pertencem a diferentes setores na Costa Rica. Conforme informou amPrensa, a Alianza está trabalhando com grupos e fundações para gerar oferta e demanda de hidrogênio simultaneamente.

Argentina aposta no hidrogênio como política de Estado

Infobae publicou que o Conselho Econômico e Social promoveu uma série de encontros direcionados à elaboração de uma Estratégia Nacional do Hidrogênio 2030, um capítulo central na transformação energética sustentável que apresentará critérios de inclusão social. Neste contexto, destaca-se a inserção da empresa Hychico, que entende a produção energética por meio de hidrogênio como vetor para o desenvolvimento sustentável.

Uruguai dá o pontapé inicial para ser produtor de hidrogênio verde

O site El Observador explicou que o Uruguai apresentou o primeiro projeto-piloto de produção de hidrogênio verde denominado H2U, que pode ser utilizado no transporte de carga ou para a produção de amônia verde como combustível para navios, por exemplo. Para o desenvolvimento do projeto, busca-se o envolvimento dos setores público e privado.

Peru é capaz de produzir hidrogênio verde em escala de exportação

Os próximos cinco anos serão fundamentais para que o Peru se posicione na produção de hidrogênio verde como fornecedor local e internacional, assinalou o portal Proactivo. Daniel Cámac, vice-presidente comercial da empresa Engie, considerou que o desenvolvimento da produção de hidrogênio verde é uma grande oportunidade para a mineração peruana, que busca a descarbonização, em consonância com a proteção do meio ambiente.

Hidrogênio verde: 6 países que lideram a produção de uma das "energias do futuro"

Esta reportagem da BBC aponta que algumas das economias mais poderosas do mundo – entre elas Austrália, Holanda e Alemanha – estão desenvolvendo os maiores projetos de produção de hidrogênio verde. Saiba mais aqui.

 

Podcast: Hidrogênio: a terceira revolução industrial?

É possível construir um mundo que caminha para uma nova era energética de mãos dadas com o hidrogênio verde? Bajo La Lupa, um podcast do Diálogo Político, busca respostas e oferece uma análise para conhecer mais sobre essa energia limpa.

Escute aqui.

 

Hidrogênio verde H2

O portal Calor y Frío apresenta este infográfico sobre como o hidrogênio verde é produzido. Um fato muito importante é que o processo não gera lixo ou resíduos. Também é possível conhecer seus benefícios, como a redução de CO2, a promoção de empregos locais e o desenvolvimento de economias.

Veja o infográfico.

 

Hidrogênio verde e suas formas de uso

O Ministério de Energia do Chile produziu este vídeo para esclarecer como o hidrogênio verde contribui para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Aqui você encontrará mais informações.

 

Inovações ClimátiKAS – Hidrogênio: a energia do futuro?

Este capítulo das Inovações ClimátiKAS analisa a importância do hidrogênio para enfrentar as mudanças climáticas e colocar em marcha uma recuperação pós-covid-19 sustentável. Conheça aqui a visão europeia e a latino-americana sobre o hidrogênio.

 

Workshop: O papel do hidrogênio na matriz energética

Neste encontro virtual, realizado por EKLA KAS e o Ministério de Minas e Energia do Brasil, foram discutidas as tipologias de hidrogênio e seus usos potenciais para armazenamento eficiente de energia na América Latina.

Assista ao evento aqui.

 

Hidrogênio verde na União Europeia e América Latina

EKLA KAS realiza este encontro para conhecer o panorama, os desafios e as oportunidades do hidrogênio verde. Serão divulgadas informações sobre a viabilidade desta energia limpa na região e haverá um diálogo sobre como o hidrogênio  verde é utilizado na União Europeia para descarbonizar a economia. Mais informações podem ser acessadas aqui.

Datas: 8 e 9 de julho

Inscreva-se já!

Receba mensalmente os informes de Radar Climático
no seu e-mail